Este blog é produzido por alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Elisiário Matta, e tem como objetivo divulgar seus textos sobre as questões inerentes à cidade em que vivem, através da Internet.



terça-feira, 28 de setembro de 2010

Moradores esperam por solução

Falta de pavimentação atrapalha o desenvolvimento do bairro

O bairro de Guaratiba está abandonado, e com isso está passando por vários problemas, principalmente na área de pavimentação e transportes públicos.
O principal problema do bairro é a falta de pavimentação. As ruas estão em péssimas condições, cheias de buraco, o que dificulta e muito a passagem de ônibus, táxis, vans, etc. Nos dias de chuva, as ruas ficam cheias de lama, os buracos ficam mais intensos. Além de essencial o asfalto influencia também na beleza do bairro.
A carência de pavimentação traz também um pouco de prejuízo aos moradores que tem os seus próprios carros. Muitos eventos que podiam ser realizados no bairro são transeridos para outros lugares por conta da falta de recursos.
Para esclarecer esse problema, fomos perguntar ao presidente da AMAG( Associação de Moradores e Amigos de Guaratiba) Srº Hélio Moura para saber quando haverá solução para este problema, se há algum projeto relacionado a este tão grande transtorno. Ele não pode nos dar uma resposta certa, mas confirmou que vai correr atrás para agilizar, não só esse, como todos os outros problemas do bairro. Então, só nos resta esperar e torcer para que tudo se resolva o mais rápido possível.

Turma: 1005

Alunos: Matheus, Valmir, Marianna, Thatiana, Thiago, Janleine e Lúcio.

Escolas mau aproveitadas

Escolas com condições de ter mais séries só vão até ao 5º ano

Guaratiba possui duas escolas da rede pública, as quais poderiam ser aproveitadas colocando mais séries do ensino fundamental ( pelo menos até o 9º ano), pois as escolas são grandes e com muitas salas e só vai até o 5º ano.


Essas providências ajudariam aos moradores do bairro e dos bairros vizinhos também, porque eles não precisariam colocar os seus filhos em colégio do centro da cidade tão cedo.
Para essas medidas serem tomadas a Secretaria de Educação junto à prefeitura da cidade precisariam se juntar e melhorar as condições de trabalho para dar um conforto aos alunos, como por exemplo: mais professores, uma refeição de qualidade aos alunos e funcionários e uma divisão melhor dos turnos.




Turma: 1005


Alunos: Matheus, Valmir, Marianna, Thatiana, Thiago, Janleine e Lúcio.

Novas Lojas na Barra de Maricá!!

O desenvolvimento do comércio da Barra vem atraindo mais turistas e aumentando assim a população. Antes da construção das cinco novas lojas, o local era usado como um bar, abandonado por sinal.
Ao mesmo tempo da existência desse bar, logo próximo, encontra-se uma padaria, que há anos vem tendo aumento de lucro. Porém não é bem assim que está acontecendo com os novos proprietários das lojas montadas. Segundo eles o lucro não está sendo o suficiente para o próprio sustento.
Um deles diz que a concorrência é covarde e por conta disso não consegue se estabilizar; já outro diz, que mesmo sem concorrência está muito difícil. Uns falam que se arrependem pelo investimento, e outros acham que fizeram bem.

Perguntamos se fariam novos investimentos. Eles nos disseram que por enquanto não, pois não estão obtendo lucro. Relatam-nos também que a rotatividade de pessoas e produtos é boa, porém não o suficiente para obterem bons lucros, que possam investir. Não obtendo lucro fica muito difícil investir ou até mesmo manter o estabelecimento aberto.

Enfim, a rotatividade de pessoas é que mantém o local funcionando. Vendendo, se tem lucro, tendo lucro se investe.

Perguntamos: Quando o progresso e a estabilidade vão chegar a Maricá e mais ainda até a Barra de Maricá? Mas os próprios moradores não tendo uma poder aquisitivos bom, acabam comprando produtos em Niterói ou no Rio. E aí deixa de prestigiar o próprio comercio local, não contribuindo assim para a rotatividade que este comércio tanto necessita.

Turma: 1005
Alunos: Carolina C, Bruna, Fred, Breno, Armando, Renan, Guilherme e Carolina M.

Tubarão show

O Tubarão show é uma casa de festas localizada em Inoã, na avenida A. E ultimamente vem sendo acusada por ser um lugar em que ocorrem muitas brigas, porém as pessoas que o frequentam não reclamam muito em parte disso.


O Tubarão ganhou a fama não só por estar localizada à beira da Rodovia Estadual, mas também por ter presentes vários MCs em suas noitadas, e ser visitado por pessoas da cidade do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Rio do Ouro, dentre outras.


Atualmente, está passando por uma obra para a expansão do local, para que caibam mais pessoas, já que as noites dos finais de semana vivem lotadas, não se sabe ao certo quantas pessoas cabem dentro do estabelecimento.


Outra parte interessante dessa casa de festas é que mesmo que ela ganhe a fama de tocar Funks, que existe um espaço separado para quem curte também outros ritmos de músicas. Geralmente nesses espaços tocam sertanejos em telões, talvez para agradar não somente os jovens, mas também os idosos, que em grande parte não curte Funks.


Turma: 1007
Alunos: Yan, Rayza, Kaio, Fabiano, Vanessa e Wellington.

Coleta de lixo suja imagem de itaipuaçu

Sacos de lixo nas esquinas das ruas estragam a imagem do bairro.

Itaipuaçu ganha uma nova imagem. O caminhão de lixo, no momento em que passa, pega apenas o lixo das principais ruas e como demora a passar, enche muito rápido, não tendo como pegar todo o lixo da localidade. Uma emissora de televisão, já veio reclamar do problema a pedido dos moradores. Na época, a prefeitura afirmou que, iria renovar o contrato da empresa e que dentro de uma semana tudo se resolveria. Ele fez o prometido, mas ficou funcionando bem durante pouco tempo. Fomos à prefeitura, e não tinha ninguém para falar sobre o problema. E a falta de respeito com a população continua!




Turma: 1007


Alunos: Bárbara, Maycon, Lucas G, Thaís e Marcela L.

Pontos Turísticos

- Praia
A praia é um dos poucos lugares que temos para ir emItaipuaçu. Sempre reunimos os amigos e vamos para a praia, por que é o único lugar que podemos nos divertir e sair de manhã e à tarde. À noite tem alguns lugares, mas o ponto mais turístico de Itaipuaçu é a Praia que chama a atenção de todos, principalmente dos visitantes.

- Restinga
É um dos lugares também que chama a atenção em Itaipuaçu, pois conserva o verde das flores, das árvores e tudo mais. A restinga se localiza perto da praia, então quase sempre as pessoas vão até ela caminhando. Além do mais, ela está sob proteção ambiental.


- Dunas
Também são muito conhecidas em Itaipuaçu. As Dunas de Areia se localizam antes da Restinga.
Muitas pessoas vão até lá também conhecer, por que é muito falado em Itaipuaçu e além do mais é um lugar muito bonito.


Turma : 1007
Autoras: Gabriella Maia, Layenne , Marcela F , Monara , Raquel

Cadê a passarela?

A falta da passarela causa muita tristeza para os moradores de Ponta Grossa

De acordo com um morador de Ponta Grossa que não quis se identificar, já sofreu dois acidentes por falta da passarela.
O morador fala que já quebrou uma de suas pernas e torceu o braço e fala que tem muita revolta pois ele já sofreu muito.
"Acho que minha revolta só vai acabar quando eu vir a passarela pronta". Disse o morador.

1-O que você acha da falta da passarela em Ponta Grossa?
Acho uma pouca vergonha com os moradores. Muitas pessoas que trabalham voltam cansadas e tem que ficar correndo perigo, pois não tem a passarela.

2-Já aconteceu algum acidente com você em relação à passarela?
Sim. Sofri dois acidentes por causa dessa pouca vergonha, acabei quebrando a perna e torci o braço.

3-O senhor tem revolta de tudo que lhe aconteceu por falta da passarela?
Muita. Já chorei muito por causa da dor que senti com os machucados que eu sofri, com os acidentes. Acho que minha revolta só vai acabar quando eu vir essa passarela pronta.

Turma: 1007
Alunos: Shermiton, Robson, Carolini, Matheus, Juliana, Jairo, Gabrielle e Mainara.

Escolas Maricaenses

- Deslocamento para lugares mais distantes
Em Itaipuaçu há falta de colégios de ensino médio. A maioria dos colégios de Itaipuaçu vai até o 9°ano (8° série), por causa disso, nós alunos temos que nos deslocar para lugares mais distantes que tenham Ensino Médio.
- A qualidade do ensino
Muitas pessoas dizem que o ensino de escolas estaduais e municipais é ruim, é fraco.
Mas, o colégio em Itaipuaçu tem ótimo ensino, como: Marquês de Maricá, que é um excelente colégio municipal. O que as pessoas não sabem é que os melhores professores estão em escolas públicas e estaduais, pois eles fazem concurso para serem selecionados, já escolas particulares não.
- Falta de Professores
Em muitos colégios Estaduais e Municipais há falta de professores de diversas matérias, eles dizem que os professores vão chegar, só que vem o final do ano e nada de professor. No futuro, quando precisarmos dessa matéria não saberemos.

Autoras: Gabriella Maia, Layenne , Marcela F , Monara , Raquel.
Turma: 1007

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Médicos, onde estão?

- Falta de Médicos
No posto de Itaipuaçu/ Jardim Atlântico, há falta de médicos. O posto teria que ser 24 horas, mas funciona 24 horas só que quando os pacientes chegam lá passando mal, eles mandam ir para Maricá, onde nem sempre há médicos. Então, mandam o paciente para Niterói.

- Falta de Medicamentos
Na maioria das vezes as pessoas chegam ao Posto com febre, dor de cabeça, dor de dente ou coisa parecida procurando por remédio e os médicos dizem que não tem, sendo que sempre tem, por que a Prefeitura manda para eles distribuírem para os pacientes se preciso.

Fatos
Conseguimos coletar dados ocorridos no Posto por falta de medicamentos.
Uma menina chegou lá com dor de garganta e pediu remédio. A atendente disse que não tinha, mas a menina passou por uma sala e viu os armários cheios de remédio.
Uma mulher chegou ao posto com o pé machucado, pediu remédio e conseguiu a pomada. Só que já estava usada.
Um menino chegou ao posto passando mal e eles também deram uma cartela de comprimidos usada. Esse mesmo menino chegou ao Posto na outra semana para engessar o pé que quebrou e não tinha gesso.

- Ambulâncias não tinham que ir até nossas casas?
Quase sempre, quer dizer, sempre que precisamos de ambulâncias para ir até as nossas casas, eles sempre dizem para a pessoa se dirigir até o Posto para averiguar o caso. Se tiver morrendo é que eles encaminham a pessoa para um hospital, mas se estiver mais ou menos eles mandam para casa, dão injeção e mandam esperar para ver se vai conseguir melhorar. Enquanto isso se for uma coisa mais séria a pessoa morre.

Turma: 1007
Autoras: Gabriella M., Layenne, Marcela F, Monara , Raquel.

Estado de Calamidade nas ruas de Itaipuaçu

Falta de asfalto, buracos, lama... Até quando isso vai continuar?

É um absurdo, um lugar como Itaipuaçu, estar neste estado. Um lugar de descanso, onde pessoas vêm para descansar e relaxar, encontrar tanto buraco, poeira, lama, asfaltos mal-feitos. As duas principais ruas, Estrada de Itaipuaçu e Rua 1, daqui a um tempo estarão intransitáveis de tantos buracos em um asfalto de má qualidade. Os Veranistas chegam aqui e encontram mais problemas. Segundo as pessoas que entrevistamos, elas afirmam que só o que gastam com problemas ocorridos com os carros, nem dá vontade de vir aqui todo fim de semana.

Os moradores esperam resultados, assim como os veranistas. Fomos até a Prefeitura atrás de respostas sobre este problema, mas ninguém soube informar onde recorrer para procurar soluções.

Srº Prefeito, até quando teremos que aguentar isto?
Aproveite a época de eleição e tome uma providência!

Turma: 1007
Alunos: Barbara, Maykon, Lucas G., Thaís e Marcela L.

Transportes públicos

Os transportes públicos estão muito mal conservados, precisando de manutenção, pois pelo preço que pagamos, eles mereciam ser muito mais confortáveis e conservados.

Os transportes, ultimamente, estão sendo um caos. Em Guaratiba, ele quase não entra dentro do bairro, vai direto pela Avenida Centra. Até o ônibus Ponta Negra que deve passar pelo bairro às vezes não passa. A empresa alega que é pela má conservação das ruas do bairro. Mas se o problema é esse, que culpa têm os moradores? Eles precisam de uma solução para este problema, pois não suportam mais essa situação que os atormenta há muito tempo.

Turma: 1005
Alunos: Matheus, Valmir, Marianna, Thatiana, Thiago, Janleine e Lúcio.

Praça de Bambuí torna-se problema a população

A praça de Bambuí encontra-se em estado de decadência, por causa de sua falta de infra-estrutura

A praça publica de Bambuí está necessitada de uma boa reforma e não há condições de continuar assim, pois moradores reclamam de seu estado.
Com ela nesse estado, pode haver acidentes com idosos e deficientes, pois não é adaptada a eles, e principalmente para crianças.
Moradores dizem que ela está num estado lamentável, pois não há a infra-estrutura de que necessita.
Nesse bairro, há deficientes físicos que são constrangidos por não terem como entrar sozinhos nela. Esse é um dos motivos que mostra que a praça precisa de uma grande mudança.

Turma: 1005
Alunos: Andreza, Bruno, Tayani, Jakeline, Joyci, Rannielli, Ingrid, Ana Cristina e Petherson.

Não tem luz


Calamidade pública: os postes de iluminação pública estão danificados!

A população do Bairro Saco das Flores não agüenta mais a falta de iluminação pública em suas ruas, onde crianças e adultos tentam se divertir e não podem.
O lazer de crianças é interrompido em conseqüência do prefeito não tomar decisões adequadas para a melhoria do bairro.
Os profissionais da Ampla estão com pouca esperança de melhoria neste bairro esquecido pelo governo de Maricá.

Turma: 1007
Alunos: Evelyn, Marcela G. , Wily, Tamires, Ronald e Sayonara.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Festas


Casas de festa em Itaipuaçu anima finais de semana da garotada

Casas de show em Itaipuaçu, como Meu cumpadi, que além de ser pizzaria, promove festas de funk todos os finai de semana e Fabio Heavy, que promove shows de rock com diversas bandas da localidade uma vez por mês.

A Parada Gay e a Festa da 70 são festas marcantes que acontecem uma vez no ano e atraem pessoas de várias localidades para Itaipuaçu. A Festa da 70 acontece em dois finais de semana do ano, normalmente no último fim de semana de julho e no primeiro de agosto, já a Parada Gay acontece depois do meado do ano.

Turma: 1007
Alunos: Barbara , Lucas Gomes, Marcella Lopes, Maykon e Thais .

A tão esperada UPA

UPA tem previsão de abrir no final do ano

A UPA é uma incentiva do Estado. Vinte e quatro horas de atendimento.
Ela também tem a estratégia da saúde da família (um médico que acompanha a família, e se houver necessidade encaminha para outro lugar).


O posto de saúde de Inoã terá todos os médicos.
A estratégia de saúde da família não é para emergência, apenas acompanhamento. Ela terá um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e no mínimo quatro agentes.
Essa UPA que está sendo construída é do tipo três, de capacidade para a região com população em 200 mil e 300 mil habitantes. Estima-se que a nova unidade também vai beneficiar mercadores dos bairros vizinhos do Calaboca e do Rio do Ouro em São Gonçalo.
Turma: 1007
Alunos: Yan, Raiza, Kaio, Fabiano, Vanessa e Wellington.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Itapeba em estado de calamidade!

Falta de asfalto em Itapeba tem prejudicado a vida dos moradores

Em Maricá, no bairro de Itapeba, os moradores não aguentam mais a ausência de asfalto.
De acordo com a moradora de Itapeba, Glória Maria Ribeiro, a falta do asfalto é um desrespeito com os moradores e também afirma que já sofreu acidentes por causa dessa questão. Ainda segundo Glória, as chuvas também prejudicam muito os moradores, pois com a lama piora ainda mais a situação das ruas.
Entrevista com Glória Maria Ribeiro de 65 anos moradora do bairro de Itapeba:
1-O que você acha das ruas de Itapeba?“Acho que é uma falta de respeito com os moradores pois tem muita gente como eu que tem problemas para andar e essas ruas não facilitam.”

2-Você já sofreu algum acidente por causa do estado dessas ruas?“Sim. Já tinha um problema nas pernas acabei caindo também por causa da lama que as chuvas provocam e isso piorou minha situação agora fico até com medo de sair de casa em dias de chuva.”

Turma: 1007
Alunos: Robson, Carolini, Matheus, Juliana, Jairo, Shermiton, Mainara e Gabrielle.

A falta de coleta de lixo perturba moradores



Moradores de Itaipuaçu reclamam com a falta de coleta de lixo e esperam uma solução para o problema

Há muito tempo o lixo assombra um lugar que era para ser um paraíso. A população de Itaipuaçu há tempos protesta contra esse mal, mas o problema nunca é solucionado.

Moradores protestaram na Prefeitura e na Subprefeitura e o prefeito afirmou que o problema seria resolvido, mas até hoje o máximo que ele fez foi mudar a empresa da coleta de lixo, o que não resultou em muita coisa, pois pelas ruas de Itaipuaçu ainda encontra-se muito lixo nas esquinas.

Entrevistamos moradores do local que estão decepcionados. Antônio, 45 anos, morador do local há mais de 15 anos diz que a coleta de lixo sempre foi precária. Ele espera melhorias, pois quando chove o lixo fica na rua podendo provocar doenças e entupir os bueiros, não dando passagem para as águas.

Turma: 1005
Alunos: Nayara, Yuri, Clara, Ana Beatriz, Gabriel e Paulo

Situação precária no posto de saúde




População reclama de mau atendimento, falta de medicamentos e médicos

O posto de saúde de Bambuí se encontra em uma situação lamentável, pois está havendo muitos desentendimentos entre funcionários e pouco atendimento para a população.
Uma ex-funcionária do correio que ficava dentro do posto nos informou que seu período de trabalho foi bom, porém ela notou que o atendimento é precário, pois para ser consultado o paciente tem que chegar bem cedo e é atendido muito tarde.

Turma:1005
Alunos:Andreza, Bruno, Tayani, Jakeline, Joyce, Ranniele, Ingrid, Ana Cristina e Petherson.

Posto de saúde doente



O posto de saúde do Bairro da amizade pede cuidados

O posto de saúde do Bairro da Amizade (Maricá) apresenta vários problemas: tem uma piscina que é cheia de lodo e bichos que às vezes picam as pessoas que vão procurar ajuda. Os moradores não entendem para que tantas campanhas contra a dengue se o próprio posto atrai os mosquitos. Sem contar o médico que é ginecologista, pediatra, faz exame de próstata e pré-natal. O posto não tem emergência, para marcar consulta só uma semana depois e é um dia para cada tipo de atendimento. Os moradores já fizeram abaixo assinado, protesto, foram até a prefeitura e de nada adiantou. A população quer um posto de verdade!

Turma: 1007
Alunos: Evelyn, Sayonara, Wily, Marcela Gonçalves, Ronald e Tamires.

Bairro do Caju necessita de cuidados



No Bairro do Caju falta asfaltamento, iluminação pública e mais transporte

No Bairro do Caju as ruas se encontram em péssimas condições por não terem asfaltamento. Há muitos buracos e quando chove a situação piora cada vez mais, ficando totalmente alagadas e sem condições de passagem.
Falta iluminação pública pelo caminho percorrido por muitos alunos e moradores, que não podem sair para o lazer em segurança.
O transporte só passa três vezes ao dia de manhã, de tarde e à noite, podendo prejudicar alunos e trabalhadores que necessitam de transporte.
Os moradores do Caju merecem um bairro melhor!

Turma:1007
Alunos: Evelyn, Sayonara, Wily, Marcela Gomes, Ronald e Tamires.

A Falta de Ônibus em Santa Paula



Os Moradores reclamam da falta de ônibus.

Em Maricá, no bairro de Santa Paula, os moradores têm problemas com os horários dos ônibus, que só passam de 50 em 50 minutos e à partir das 13hs até às 17hs não há ônibus. Nos fins de semana há bastantes pessoas entrando e saindo do bairro e o
fluxo de ônibus é pouco. No horário escolar, eles colocam o micro-ônibus que é muito pequeno para a quantidade de pessoas. Muitos pais reclamam, porque pelo horário e quantidade de ônibus os alunos são prejudicados e acabam chegando tarde no colégio e às vezes nem entram por causa do atraso.

Procuramos a empresa de ônibus Nossa Senhora do Amparo e segundo Marcelo Alves, Gerência Técnica Operacional, não há necessidade de mais ônibus,pois nesses horários a quantidade de pessoas é baixa. E no caso de uma linha de Santa Paula direto para Maricá, ele afirma que não há a autorização da prefeitura para tal. Disse que o que os moradores podem fazer sobre o assunto, seria um abaixo assinado pedindo a autorização da linha e entregar na prefeitura.

Turma: 1007
Alunos: Esther, Liliane, Helen, Janio e Gabriela Amaral.

Ponte na Barra de Maricá


Ponte ligará o largo da Barra de Maricá à Avenida Maysa

De acordo com o site: roselypellegrinowordpress.com, no dia 29 de abril houve uma reunião com o deputado estadual e o presidente da Alerj na qual foi entregue o projeto da ponte da Barra de Maricá.
O investimento está orçado em R$9 milhões e terá um formato de arca com extenção de 175 metros.
Moradores da Barra de Maricá, que lá habitam há 50 anos e já presenciaram a abertura do canal 3 vezes, falam que na 1° abertura, o trabalho foi feito manualmente pelos pescadores da região e a duração foi mais lenta. Relataram também que há anos a ponte já deveria ter sido construída. Uns falam que o projeto não deu certo, outros dizem que foi falta de interesse político.
A opinião dos moradores sobre a construção da ponte é positiva, pois estará sempre renovando a água da lagoa e os peixes. Quando a lagoa estiver cheia irá escoar a água por si própria e facilitará a vida de todos.

Tuurma: 1005
Alunos:Carol Machado, Carol Costa, Bruna, Frederico, Armando, Renan, Guilherme e Breno.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Projeto Cara Limpa




Projeto criado com o objetivo de resgatar jovens

Devido a violência muito grande em São José, no mês de Setembro de 2009 foi criado o projeto “Cara Limpa”, cujo objetivo é tirar os jovens das drogas, através de aulas de teatro e montanhismo gratuitas para toda a comunidade, o projeto fica localizado na associação de moradores próxima a praça de São José de Imbassaí.Seus criadores Pedro,Fabiano e Julio afirmam que esse projeto ajuda não só na vida emocional mas também na social.
“Esse é um projeto que pretende mudar vidas”, diz Matheus Sant’Ana que é um dos integrantes do projeto.

Turma: 1007
Alunos: Matheus, Carolini, Robson, Juliana, Jairo, Gabrielle, Mainara, Shermiton

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

O que falta para que possamos nos movimentar em segurança?


Como todos sabem a região de Inoã até o Rio do Ouro tem um tráfego muito movimentado, dificultando assim a passagem de pedestres. Mesmo sabendo disso, não foi realizada nenhuma providência para que isso possa ser resolvido, a não ser o túnel que existe em Inoã. Mas, os cidadãos têm medo de utilizá-lo, pois não tem iluminação e o risco de serem assaltados e agredidos sem que ninguém veja é muito grande. O mais agravante é que existem cerca de sete escolas, entre particulares e públicas, onde há uma circulação enorme de alunos e seus responsáveis.
Segundo o engenheiro, Euclides Silva Neto, da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos de Maricá, a construção de passarelas, não cabe à Prefeitura e sim ao Estado, pois a rodovia é estadual. A prefeitura as têm solicitado ao Estado. Por outro lado também, não pode pôr guardas, pois segundo as leis de trânsito a linha estadual não pode ser fiscalizada pelo município, somente pelo Estado (DETRAN) ou Governo Federal (DENATRAN). Enquanto os moradores realizam passeatas e abaixo assinados, nada se concretizou até o momento.

Turma: 1007
Alunos: Yan, Rayza, Kaio, Fabiano, Vanessa e Wellington.